Sabe aquele velho ditado de que prevenir é melhor do que remediar? É nele que devemos pensar quando falamos na limpeza do box e azulejos do banheiro. Se eles não forem periodicamente limpos, acabam impregnados por uma camada de gordura que torna a limpeza muito mais difícil. E sabe por que isso acontece? Quando tomamos banho, é normal eliminarmos óleos naturais que recobrem a pele do corpo e sem o devido cuidado para mandar essa gordura definitivamente para o esgoto, as superfícies do banheiro vão acumular esse tipo de sujeira. Mas calma! É possível resolver esse problema tranquilamente com truques e produtos fáceis, sem que você tenha um trabalhão.

Confira dicas caseiras que deixarão o box sempre limpinho:

1 Parede e piso limpinhos

Para garantir que a parede e o piso do box do banheiro estejam sempre limpos é bem simples. Esfregue toda a parede com uma esponja e detergente líquido, e se tiver muito sujo use o saponáceo líquido. Enxague com água morna e seque com um pano de microfibra (ou outro que não solte pelinhos). Para tirar a gordura do piso, o detergente também é muito útil. Esfregue o piso com uma vassoura e limpe os cantinhos com a escova de dentes. Depois é só enxaguar com água morna e secar em seguida com a ajuda do rodo. Se o piso for de granito ou mármore utilize somente detergente líquido incolor para não manchar.

2 Tchau, manchas de gordura!

Para tirar manchas de gordura do vidro do box, existe um santa solução. Basta você misturar em um recipiente os seguintes ingredientes:

1 litro de água morna
2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de sabão em pó
1 colher (sopa) de vinagre branco
1 colher (sopa) de álcool – 30% ou 70%
Passe no vidro com o lado macio da esponja de cozinha e deixe agir por 5 minutos. Depois é só enxaguar bem e passar um pano para secar. Pronto!

3 Para se livrar das larvinhas

Sabe aquelas larvinhas inconvenientes que se concentram no trilho do box ou ao redor do ralo? Existe um jeito fácil de se livrar delas! Retire a tampa do ralo e escove bem as paredes do encanamento usando uma mistura de água e sabão em pó (1 colher de sabão em pó para 400 ml de água). Repita o processo na tampa do ralo. Depois jogue água e, por fim, antes de recolocar a tampa do ralo, jogue uma mistura em partes iguais de água e bicarbonato de sódio. Escove também o trilho com a mesma solução. Para terminar, borrife uma mistura em partes iguais de água e álcool. Repita este procedimento de 1 a 2 x por semana.

4 Tire as marcas de sabonete

O sabonete também é um vilão pois deixa marcas no vidro, não é mesmo? Para fazer a limpeza e tirar as manchas de sabonete, utilize amaciante de roupas: 1 xícara de amaciante de roupa e ¼ xícara de água morna. Espalhe no vidro com uma esponja e enxague com água.

5 Vidro nota dez!

Outra dica para ter um vidro limpo, nota dez é utilizar vinagre. Em um borrifador de água, coloque 250 ml de água, 200 ml de álcool e 1 colher (sopa) de vinagre branco. Passe no vidro do box com uma esponja e enxague com água. Simples assim!

Matéria por Pamela Zottis do site Habitíssimo
Link da matéria no Blogo: blog Habitíssimo
Conteúdo replicado na íntegra.